O que é Home Staging e sua importância para os imóveis?

Home Staging para Locação em Curitiba é com a Shortstay Design, um departamento voltado para a decoração especializada na locação.

Conheça a técnica utilizada para vender ou alugar imóveis em menos tempo.

O termo Home Staging surgiu nos Estados Unidos, ainda na década de 70. Barb Schwarz, corretora imobiliária, criou o conceito após verificar o quanto algumas pequenas alterações no imóvel e em como ele é mostrado podem causar um impacto positivo muito maior nos potenciais compradores, e o quanto isso seria benéfico para os seus clientes e o mercado de imóveis.

Barb percebeu que a prática de certos artifícios para melhorar a aparência dos ambientes agregava valor ao imóvel, o que fazia com que ele fosse vendido em um prazo mais curto e com um preço maior do que inicialmente valeria.

E, assim, criou-se o conceito que vem sendo difundido e amadurecido há quase 50 anos.

Basicamente, o conceito de home staging consiste na preparação do imóvel para que possa ser vendido com mais rapidez, potencializando pontos fortes, melhorando o visual, criando novos atrativos e tornando-o mais vendável.

O home staging está pautado sobre três pilares: estratégias de marketing, design de interiores e boas noções a respeito do mercado imobiliário.

Desde que foi criada, a técnica vem demonstrando sua eficácia e por isso se difundiu rapidamente pelos EUA, Canadá, Europa e Austrália.

Há estatísticas que comprovam que imóveis que passam pelo home staging levam até 80% menos tempo para serem vendidos.

No Brasil, o home staging ainda é um assunto em ascensão e que vem crescendo timidamente. Mas, assim como Barb aqueceu o mercado nas décadas passadas, alguns brasileiros já perceberam a relevância da técnica, especializando-se nos processos e aplicando nas suas vendas.

Home Staging no Brasil

Embora o home staging ainda não seja amplamente reconhecido no Brasil, o atual cenário econômico do país fez com que muitas pessoas despertassem para o uso da técnica quando a questão é: como vender um imóvel mais rápido?

Um exemplo disso são as reduções no teto de financiamento de imóveis realizadas pela Caixa Econômica Federal, principal banco utilizado para a compra e financiamento de imóveis, em 2017.

Na época, entre outras coisas, a Caixa impôs que, os imóveis usados que antes podiam ser financiados em até 80% do valor, a partir daquele momento poderiam ter financiamento de apenas 50% do valor total.

Isso tudo causou grande repercussão no mercado imobiliário, fazendo com que muitas corretoras e pessoas interessadas em vender um imóvel com urgência, tivessem que repensar suas ações e estratégias de venda.

Em abril de 2018, o banco fez um novo anúncio para informar o aumento do percentual de financiamento de imóveis usados de 50% para 70%. Ainda é cedo para mensurar os impactos dessa notícia nas vendas de imóveis, afinal, a economia ainda dá sinais tímidos de recuperação, mas muita gente já pode respirar mais aliviada.

Todas essas mudanças no mercado imobiliário, impulsionadas pela crise que atingiu o país, fizeram com que as pessoas pudessem notar as vantagens do home staging na venda de imóveis.

Mas como funciona o Home Staging, afinal?

Quando se coloca um imóvel à venda, é preciso pensar no comprador, colocando-se no lugar dele. Portanto, imagine você que um potencial comprador vai fazer uma visita para conhecer o imóvel: ele se interessará se o imóvel estiver com desgastes aparentes, com bagunçado e sujo? Bom, talvez sim, mas provavelmente vai querer reduzir o valor de compra do imóvel.

Assim, é importante trabalhar para causar impactos positivos no cliente, visando uma ligação emocional e aquela sensação de que seria bom se aquele lugar pertencesse a ele.

Nesse sentido, os cuidados devem começar com o anúncio do imóvel, que deve ter uma descrição envolvente e fotos profissionais. A preparação do imóvel deve envolver desde reparos de elétrica e hidráulica até a decoração.

Assim, o home staging (que, em tradução literal, significa “encenação de casa”) consiste num conjunto de técnicas que atuam na transformação do imóvel, acrescentando detalhes e aproveitando da melhor maneira possível aquilo que ele tem de mais positivo com o objetivo de atingir e conquistar o cliente final.

É válido frisar que o assunto não é nenhum bicho de sete cabeças e que é possível fazer melhorias e preparar os imóveis para venda, sem ter que desembolsar valores exorbitantes.

Outra coisa que deve ser colocada na balança é que o valor investido pode ser recuperado facilmente, quando a construção for vendida por um preço mais alto.

Mesmo com essas informações, você ainda têm dúvidas se vale a pena investir em uma consultoria de home staging?

Mesmo em tempos de bonança econômica, o home staging é uma ferramenta que ajuda a agregar valor ao imóvel que se pretende vender. Contar com a assessoria de um profissional home stager pode ser determinante para concretizar um bom negócio.

Isso porque esse tipo de profissional reúne conhecimentos e trabalha com estratégias que possuem apelo estético, emocional e de venda. Essa é uma questão relevante e que deve fazer parte da vida de corretores imobiliários, designers de interiores e arquitetos ou simplesmente alguém que quer vender o seu imóvel.

Ainda é muito comum vermos anúncios de imóveis vazios, o que acaba dificultando muito que as pessoas consigam imaginar como seria viver ali, o que também não significa que a preparação do imóvel deva ser feita de forma exagerada.

Dentro do conceito de home staging, é necessário empregar ações de recuperação de defeitos e uma decoração clean, moderna, sem abusar de artigos decorativos, contribuindo para estabelecer uma relação de empatia.

Infelizmente, é comum que leigos acabem pensando que o home staging se trata apenas de um modismo, porém há diversas associações internacionais que destacam a importância da técnica.

Desse modo, o home staging figura como uma ferramenta de alto potencial e que pode fazer toda a diferença para o aquecimento do mercado imobiliário, mesmo em períodos de turbulência.

Home Staging para Locação em Curitiba é com a Shortstay Design, um departamento voltado para a decoração especializada na locação. São mais de 150 projetos já realizados para mobiliar e decorar de forma profissional imóveis, aumentando a rentabilidade na locação. Acesse www.shortstay.com.br e conheça mais sobre a Shortstay Design.

You've successfully subscribed to Shortstay Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.